terça-feira, 30 de setembro de 2008

A vida...a arte das escolhas

Os caminhos pela qual a vida nos guia é consumado em decisões e escolha, e o que cada um de nós é hoje, é mera consequência dessas escolhas.

A todo momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por acção ou mera omissão, as escolhas estarão presentes em toda a nossa breve passagem.

A riqueza de nossa vida está em tudo relacionada aos significados que damos ao que fazemos.
As pessoas tendem a lamentar-se ou arranjar culpados para situações e acções menos acertadas, e não repensam o modo como certas atitudes deveriam ter sido assentes.

Creio que todos temos um conjunto de crenças e valores que fomos adquirindo ao longo da vida e que são determinantes do nosso comportamento. Podemos ser crentes e acreditar que tudo o que nos acontece pode ser uma oportunidade, ou ser negativos e acreditarmo-nos como vítima de uma serie de circunstâncias, na base do "isto só acontece comigo". Em geral as pessoas não analisam os impactos de suas crenças sobre suas vidas e não sabem que podem mudá-las.

A consciência de que o que obtemos da vida está profundamente relacionado às escolhas que fizemos ou fazemos permite-nos estar abertos a identificá-las e ratificá-las ou rectificá-las. E esta é uma grande escolha final. É possível mudar. "Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim." Ser consciente das escolhas que fazemos é entrar no mundo mágico das possibilidades.

Existem infinitas formas e caminhos…a vida é daqui para a frente.

2 comentários:

Paulo disse...

e de tantos caminhos fazemos sempre "o caminho menos percorrido" de Scott Peck, um livro que antes de gostares vai-te fazer pensar

Nuno Góis disse...

Belíssimo post... e nem de propósito criei há uns dias um blogue chamado caminhos entre tanto.
Visita se puderes.